O que os computadores imaginam ao ouvir uma música?

Na área de Inteligência Artificial (IA) surgiu há poucos anos as IAs Generativas, que é quando um modelo consegue gerar conteúdos a partir de algum input. Tanto o input quanto o resultado gerado podem ser de diferentes tipos, desde textos até conteúdos mais complexos, como imagens, músicas ou vídeos.

No caso de imagens, modelos como o do Midjourney ou Dall-e tem gerado ótimos resultados. Aproveitando desses recursos, o Prof. Thiago Ventura pediu aos estudantes da disciplina de Inteligência Artificial do nosso Instituto para criarem clipes musicais totalmente gerados pelo computador.

O input utilizado eram letras de músicas e as imagens geradas compuseram o clipe. Podemos até brincar sobre o que o computador imagina ao ouvir uma música:

Músicas e alunos:
Paradise (Coldplay): Rodrigo Moura, Eder Lemes, João Matheus Campos e Hercules Rosa.
Bones (Imagine Dragons): Daniel Teixeira, Pablio Coradi, Giovane Maniezza e Diego Terasaka.
Boys Don’t Cry (Anitta): André Aranda, Alexandre Carmo, Gabriel Ribeiro e Erik Silva
Bloody Mary (Lady Gaga): Dara Oliveira, Patricia Neto, Vinicius Lopez e Priscila Lopes
Zona de perigo (Leo Santana): Elana Gomes, Leonardo Otake, João Gabriel Bezerra e Rodrigo Ramos.
Águas de Março (Elis Regina e Tom Jobim): Izaac Junior, Marcos Lima, João Vitor Carvalho e Bruna Aguiar.
Leão (Marília Mendonça): Uelbert Borges, Luiz Felipe Crema e Octavio Florencio
Dias de Luta, Dias de Glória (Charlie Brown Jr.): Ricardo Almeida, Carlos Leite, Eric Borges e Jordão Silva.
Zombie (The Cranberries): Ruben Junior, Luis Monteiro e Claudemir Passos
Paradise City (Guns N’Roses): Lucas Freitas, Lucca Oliveira, Bruno Comachio e Matheus Parizotto Silva.
Watermelon Sugar (Harry Styles): Ednardo Moreira, Luis Barros, Nathalia Leite e Matheus Antonio Silva.

Autor: Thiago Meirelles Ventura

Possui graduação em Ciência da Computação (2007) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorado em Física Ambiental (2015) pela UFMT. Atualmente é Professor Adjunto na UFMT. Tem experiência principalmente nas áreas de inteligência artificial e banco de dados, trabalhando em pesquisas de tratamento de dados meteorológicos e bioacústica.