O Instituto de Computação

Entrada do Instituto de Computação UFMT

A história do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC-UFMT) começou em 1991, com a criação do primeiro curso de graduação em Computação da UFMT, em 5 de dezembro de 1990, através da Resolução CD nº 142/1990. O objetivo era atender à crescente demanda por profissionais qualificados na área de computação na região, bem como ao desenvolvimento de tecnologias e soluções computacionais para atender às necessidades locais.

O Instituto começou como parte do Departamento de Matemática, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) ofertando o curso bacharelado em Computação, mas rapidamente evoluiu para se tornar um departamento independente: o Departamento de Ciência da Computação (DCC) e, após ter sido desmembrado do Departamento de Matemática, sua atuação se restringia a oferecer suporte ao recém-criado curso de Bacharelado em Ciência da Computação, bem como oferecer disciplinas introdutórias de computação para os demais cursos de graduação da Instituição.

Foi então que em 11 de abril de 2008 o Instituto de Computação foi criado pela Resolução CD N.º 21/2008, quando o antigo Departamento de Ciência da Computação lotado na estrutura organizacional do Instituto de Ciências Exatas e da Terra teve sua estrutura desmembrada para seu novo prédio dentro do Câmpus Cuiabá.

Desde então, o IC-UFMT tem se consolidado como uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão na área de computação. Oferece cursos de graduação e pós-graduação com uma equipe de professores altamente capacitados e especializados em diversas linhas de pesquisa na computação, tais como Inteligência Artificial, Interface Humano-Computador, Segurança de Informação, Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Processamento de Imagens, Arquitetura de Computadores, Realidade Virtual, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, fazendo com que os discentes e egressos possam contar no decorrer dos cursos com atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação numa visão pluralista da Computação.

Período de Matrícula 2023/2

Atenção veteranos! Inicia hoje (13/11) o período de matrícula online para o ano letivo 2023/2.

O procedimento deve ser feito por meio do Portal Acadêmico, até o dia 15/11, conforme o Calendário 2023.