Entrevista com o professor Eduardo Theodoro Bogue sobre a Maratona de Programação

Apresentamos hoje o Professor Eduardo Theodoro Bogue, graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), com mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Além de suas conquistas acadêmicas, o professor se dedica ao treinamento de estudantes da área de computação para participarem da Maratona de Programação, tendo inclusive preparado e acompanhado a equipe “The Last Code” na fase nacional desta competição, realizada em Campo Grande, MS.

O professor Eduardo compartilhou sobre sua trajetória na área de tecnologia e como ele começou a treinar alunos para a Maratona de Programação. Desde a infância, Eduardo sempre foi apaixonado por computação e decidiu seguir essa carreira profissionalmente. Ele explicou que sua admiração pela Maratona vem desde os tempos de estudante, reconhecendo a grande contribuição que a competição traz tanto para o desenvolvimento de habilidades de programação quanto para o desenvolvimento de algoritmos. Enquanto treinador, Eduardo começou a preparar equipes de estudantes para a competição em 2015, quando trabalhava em um campus da UFMS. Em setembro do ano passado (2022), decidiu estender o treinamento para um grupo maior de alunos, no Instituto de Computação da UFMT campus Cuiabá.

Durante nossa conversa com o professor Eduardo, discutimos sobre a preparação dos alunos para a Maratona de Programação. Ele explicou que o processo de preparação envolve aulas teóricas combinadas com exercícios de competições anteriores. O professor também ressaltou a importância da prática dos alunos na resolução de problemas, já que a competição exige conhecimentos teóricos em diversos tópicos, incluindo estruturas de dados até  programação dinâmica.

Quando questionado sobre os principais desafios enfrentados como instrutor de Maratona, Eduardo destacou a criação de uma cultura de competição na universidade e a necessidade de treinamento contínuo para que os alunos possam competir. No entanto, ele acredita que todo o esforço vale a pena, pois os alunos que participam da Maratona acabam adquirindo um grande conhecimento em algoritmos e programação, o que pode ajudá-los a conquistar oportunidades de trabalho em grandes empresas do setor.

O professor Eduardo Theodoro Bogue destacou que suas principais motivações para continuar ensinando programação e treinando jovens para competições é a satisfação de ver seus alunos alcançando sucesso em suas carreiras e notando a importância desses ensinamentos na vida profissional dos estudantes. Ele salientou que é fundamental se dedicar aos estudos de algoritmos, estruturas de dados e técnicas de programação avançadas, mas que a competição também pode ser uma oportunidade para aprender, crescer e se divertir.

Para aqueles que desejam ingressar na Maratona de Programação, o treinador deixou uma mensagem: “dedique-se à preparação e pratique bastante, mas não esqueça de se divertir durante o processo”. Ele enfatizou que com dedicação, trabalho em equipe e perseverança, é possível alcançar grandes realizações na Maratona de Programação e na carreira profissional. Por isso, é importante não desistir diante dos desafios, e sim encará-los como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Por fim, o professor Eduardo convida a todos os interessados a participarem do treinamento para a Maratona de Programação. As aulas preparatórias ocorrem todas às segundas-feiras no laboratório 03 e às quintas-feiras no laboratório 04, iniciando às 17h20 e encerrando às 19h00. Não perca a oportunidade de aprimorar suas habilidades em algoritmos e programação, além de ter a chance de participar de uma competição emocionante e enriquecedora para sua carreira!

Entrevista realizada pela aluna Virgínia Aguiar e revisada pela Assessoria de Comunicação.

Gostou? Compartilhe este artigo!