Entrevista com o Professor Cristiano Maciel: Desafios, Contribuições e Expectativas na Vice-Presidência da Sociedade Brasileira de Computação

Apresentamos hoje o professor Cristiano Maciel, um profissional com uma impressionante formação acadêmica. Ele possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na prestigiada Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Além de sua sólida formação, o professor Cristiano também possui uma ampla experiência como docente na UFMT e é reconhecido por suas significativas contribuições por meio de publicações nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Ele é o atual coordenador do projeto Meninas Digitais Mato Grosso (MD-MT) (https://meninasdigitaismt.ic.ufmt.br/index.php/publicacoes/ ). Essa pesquisa atua com gênero, raça e tecnologias, tema que além de foco do MD-MT, é tratado no projeto internacional “Latin American Open Data for gender equality policies focusing on leadership in STEM” e da rede de pesquisa “Equality in Leadership for Latin American STEM – ELLAS” (https://ellas.ufmt.br/ellaswp/manual/ ). Outra pesquisa cujo professor tem muito apreço, é  da área de legado digital pós-morte, no âmbito do projeto Dados Além da Vida (DAVI) (https://lavi.ic.ufmt.br/davi/en/ ). 

Em um marco recente de sua carreira, Cristiano foi eleito como vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação em uma votação realizada na quarta-feira (21/07), demonstrando seu destaque e reconhecimento na área.

Nesta entrevista iremos mergulhar nas experiências, visões e expectativas do professor nessa nova jornada.

A conquista de assumir o cargo na Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma honra para o professor Cristiano. Ele expressa gratidão à SBC pelo aprendizado e pelas oportunidades ao longo dos anos de sua formação, assim como pelas pessoas que conheceu por meio dela, muitas das quais se tornaram seus amigos. Sua trajetória na SBC começou na graduação e seguiu por sua carreira acadêmica, participando de diversos eventos e divulgando suas pesquisas. Ao longo do tempo, ele assumiu diferentes cargos voluntários na SBC, como Representante Institucional, Secretário Regional, Coordenador e membro de várias comissões. Durante a atual gestão da SBC, ele enfrentou os desafios impostos pela pandemia, interagindo inicialmente de forma remota com a comunidade e contando com o apoio do atual presidente, o professor Raimundo Macêdo da UFBA. Ele expressa sua gratidão por todas essas experiências e destaca o convite feito pela professora Thaís Batista, da UFRN, para assumir, juntamente com ela, a gestão 2023-2025 da SBC a partir de agosto.

Quanto às responsabilidades do seu cargo, Cristiano evidenciou que elas são definidas no Estatuto da SBC, disponível em sua página Web: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/148-estatuto/1210-estatuto-2019. Conforme o documento, ele substitui a Presidente em seus impedimentos e a apoia em todas as suas atividades políticas e administrativas. O professor evidencia que é  importante que todos conheçam documentos como esse, que sustentam o trabalho voluntário de toda Diretoria, Conselho e organização geral das representações da SBC.

Quando perguntado como pretende contribuir para o avanço da área de computação no Brasil como vice-presidente, o professor Cristiano Maciel afirma que isso envolve atuar com responsabilidade social, ética e ambiental, promovendo pesquisas e debates sobre temas relevantes, como os avanços da Inteligência Artificial. Além disso, é necessário fortalecer a interdisciplinaridade, explorando diferentes domínios e acompanhando a formação de profissionais em todo o país. A SBC, como a maior sociedade científica da América Latina, desempenha um papel importante na formação de recursos humanos, na pesquisa e no engajamento com a sociedade. A questão da representatividade e diversidade de gênero também é uma prioridade, e a SBC tem apoiado iniciativas nesse sentido, como o Programa Meninas Digitais. A responsabilidade econômica também é essencial, promovendo a expansão da Ciência Aberta e combatendo práticas predatórias de publicação científica. Além disso, é fundamental estabelecer parcerias com o mercado e órgãos governamentais, alinhando interesses. A SBC está comprometida com sua missão de enfrentar os desafios e impulsionar o avanço da computação de forma sustentável.

Por fim, o vice-presidente explica como essa posição influenciará em seu trabalho na UFMT. “Ao longo dos últimos anos tem-se promovido a SBC no Instituto de Computação (IC), contando com o apoio das representações, realizamos simpósios brasileiros e organizamos o maior congresso da SBC, o CSBC, em 2020. Este, inclusive, foi pela primeira vez realizado remotamente, devido a pandemia, e foi um desafio para toda nossa organização. Grande parte do IC está envolvido nestas extensões, mas também atento às oportunidades de pesquisa e às inovações no ensino. Outras unidades, bem como a gestão da UFMT, conhecem a SBC via nossas ações. Minha atuação na vice-presidência será mais uma oportunidade de visibilidade das nossas ações e da ampliação de redes de trabalho. Ainda, há a participação da profa. Eunice Nunes do IC na Diretoria de Secretarias Regionais. Atualmente a profa. Eunice é Secretária Regional da SBC no Mato Grosso, posto que passará para a profa. Karen Ribeiro, atual Representante Institucional. E, via esforços da Direção do IC, a UFMT tem se mantido como uma sócia institucional da SBC.” 

Nesta entrevista, pudemos conhecer um pouco mais sobre a trajetória e perspectivas do professor Cristiano, que assumirá o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Sua atuação e experiência na área da computação demonstram seu comprometimento em contribuir para o avanço e desenvolvimento. Além disso, o professor ressalta a importância da interdisciplinaridade, da responsabilidade social e ética, da representatividade e diversidade de gênero, bem como da aproximação com o mercado e órgãos governamentais. Com suas habilidades e conhecimentos, ele certamente trará valiosas contribuições para a SBC e para a área de computação como um todo. Desejamos muito sucesso em sua gestão e que seus objetivos sejam alcançados, fortalecendo a ciência e impulsionando o avanço tecnológico no país.

 

Figura 1 – professor Cristiano Maciel (UFMT) e professora Thais Batista (UFRN), eleitos como Vice-presidente e Presidente da SBC, respectivamente.

Gostou? Compartilhe este artigo!

plugins premium WordPress