
Allan Gonçalves de Oliveira
Professor Universitário desde 2011, atuo principalmente nas áreas de Algoritmos/Programação, Banco de Dados e Análise de Dados. Desde 2017 tenho me dedicado à gestão de pessoas, quando me tornei Diretor Adjunto do Instituto de Computação da UFMT e Coordenador Geral do Ponto de Presença da RNP em Mato Grosso. Em 2019, com a entrada no Conselho de Administração da RNP passei a vivenciar e experimentar mais da Governança Corporativa, o que tem sido minha paixão desde então. Como vice-presidente do Conselho de Administração tenho acumulado experiência com gestão corporativa, finanças e contabilidade bem como a estratégia. Construir a governança em função da visão, dos valores e para as pessoas tem sido o meu foco.
César Eduardo Guarienti
Técnico em Telecomunicações pelo IFMT. Graduação em Redes de Computadores pela UNIP, Especialização em Redes e Computação Distribuída pelo IFMT, Mestrado e Doutorado em Física Ambiental pela UFMT, Instrutor credenciado RNP, Sete certificações Microsoft. Administrador de Rede no POP-MT, Coordenador de TI do IC.
Claudia Aparecida Martins
Possui graduação em Bacharelado em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto (1990), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2003). Foi Diretora do Instituto de Computação de 2017-2021 e atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados e Textos, Ciência de Dados e Análise de dados de Patentes.
Elmo Batista de Faria
Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Processamento da Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) na área de Processamento da Informação e Pós Doutorado pelo Instituto de Automática e Informática Industrial na Universidade Politécnica de Valencia/Espanha (2014). Atualmente é professor associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso e coordenador do grupo de pesquisa IARA (Inteligência Artificial, Robótica e Automação). Possui experiência na área de Processamento da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, robótica, redes neurais artificiais, banco de dados e lógica difusa. Atuou em Mobilidade Academic staff com a Universidade Politécnica de Valência -UPV na Espanha. Avaliador de cursos pelo MEC INEP. Avaliador do Banco Internacional de Pares Evaluadores ARCU-SUR/MERCOSUL. Diretor executivo da Escola Superior de Redes, unidade Cuiabá vinculada a RNP
Fernando Escobar
Especialista em governança e gestão de TIC, com mais de 30 anos de experiência nos setores público e privado. Mestre em Computação Aplicada (UnB) e PhD candidate em Tecnologias e Sistemas de Informação (Universidade do Minho), com foco em blockchain. Atua como Analista Judiciário no TRF1 e professor convidado na Universidade do Minho. Possui certificações em PMP, Canvas e Six Sigma, além de experiência em projetos, processos e gestão de riscos.
Glaucio da Cruz Genuncio
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor Adjunto na Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) da UFMT, ministrando as disciplinas de Fisiologia das plantas cultivadas, Fruticultura, Plantas ornamentais e Paisagismo na graduação em Agronomia e das disciplinas de Cultivo Protegido, Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas do Programa de Pós Graduação em Agricultura Tropical – PPGAT. Foi professor de Fisiologia Vegetal pela UFRRJ entre 2009 a 2014.
Ivairton Monteiro Santos
Graduado em Ciência da Computação pela UFMT (2002), possui mestrado pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado pela Escola Politécnica da USP (2013). É professor no curso de Bacharelado em Ciência da Computação na UFMT Araguaia desde 2006, tem se concentrado nas pesquisas na área de Redes de Sensores Sem Fio e Inteligência Artificial aplicadas em sistemas de agricultura de precisão; e tem experiência em Ciência da Computação nas áreas de programação, metaheurísticas, Sistemas de Informação Geográfica, modelagem hidrológica, sistemas de simulação e problemas de otimização combinatória.
Jean Caminha
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual do Amazonas, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e especialização em Gestão da Inovação pela University of New Mexico. Gerente de projetos certificado pelo Project Management Institute, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão de TI e engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica de tecnologia da informação, gestão de projetos, inovação em negócios, segurança da informação e automação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal.
João Álvaro Carvalho
Professor Catedrático no Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da UMinho. Investigador do Centro Algoritmi da UMinho e professor convidado da United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance (UNU-EGOV), Guimarães Leciona nos cursos promovidos pelo DSI – Licenciatura em Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Mestrado em Sistemas de Informação, Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação – e noutros cursos em que o DSI colabora. A sua atividade letiva foca em temas relacionados com a as tecnologias da informação e o seu papel nas empresas, abrangendo também temos transversais da área as Tecnologias e Sistemas de Informação, nomeadamente: Fundamentos dos Sistemas de Informação; Desenvolvimento de Sistemas de Informação; Tecnologias da Informação nas Organizações; Transformação Digital; Seminário de TSI; Designs de Investigação em Ciência e Tecnologia. Desempenhou várias funções relacionadas com a conceção, revisão, avaliação e gestão de cursos e programas de ensino e na definição de currículos de referência internacional para a área de Sistemas de Informação.
João Varajão
Professor associado com habilitação na Universidade do Minho, atuando nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Projetos. Doutor e mestre em Tecnologias e Sistemas de Informação, possui mais de 25 anos de experiência acadêmica e profissional. É pesquisador do centro ALGORITMI/LASI e especialista em gestão de projetos de SI, desenvolvimento e administração de sistemas. Antes da carreira acadêmica, atuou como consultor, gerente de projetos e desenvolvedor de software. Já lecionou/coordenou mais de 150 disciplinas, orientou mais de 140 dissertações e teses, e participou de mais de 230 bancas de avaliação. Publicou mais de 300 trabalhos, incluindo artigos, livros e capítulos, e atua como editor e revisor em periódicos científicos internacionais. Fundador das conferências CENTERIS e ProjMAN, organizou mais de 40 eventos científicos. Participa de projetos de P&D europeus e coordena grupos de pesquisa e interesse em gestão de projetos de SI. Também atua como especialista nacional e internacional da ISO em gestão de projetos. Recebeu diversas distinções acadêmicas, científicas e pedagógicas.
Josiel Maimone de Figueiredo
É Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC-UFMT), onde atua no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGComp) e também no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Na graduação ministra aulas principalmente para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Desenvolve pesquisas na área de Ciência da Computação, com ênfase em banco de dados, tratamento de dados ambientais, dados semi-estruturados, dados textuais, big data e software livre. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1998); mestrado em Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade Federal de São Carlos (2000); doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade de São Paulo – USP (2005); e Pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Sheffield, Inglaterra(2018) e também no Departamento de Computação da Imperial College (Londres).
Leonardo Braun
Profissional com mais de 14 anos de experiência em Tecnologia da Informação, unindo conhecimento técnico à gestão estratégica. Atua com liderança de equipes multidisciplinares, gestão de crises em TI, DevOps, infraestrutura, e sistemas de saúde, com foco em qualidade, entrega contínua e inovação. Criador do Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas (SISTHA), da Unifesp, que já beneficiou mais de 5 mil pessoas. Possui ampla vivência em educação, processos hospitalares, desenvolvimento de software e redes de computadores, além de experiência como professor nas áreas de computação, gestão e saúde digital.
Luiz Felipe Xavier Carvalho
Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, com especialização em nutrição de plantas, agricultura de precisão, ensino não formal aplicado à andragogia e MBA em Gestão de Projetos com ênfase em inovação pela FGV. Possui ampla experiência em tecnologia para o agronegócio, tendo atuado como consultor em agricultura de precisão em mais de 1 milhão de hectares. Foi responsável pela tropicalização de novas tecnologias e ferramentas para o agro em startups como APagri, Taranis e Farmers Edge. Além disso, tem experiência na formação profissional pelo Sistema S, coordenando e desenvolvendo cursos na área de mecanização e uso de tecnologias na agricultura. Atualmente é Gerente de Inovação e Planejamento da Agro Amazônia.
Nielsen Cassiano Simões
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas(2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas(2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas(2018). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Mato Grosso, já atuou como Diretor-Adjunto do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso e Presidente da Comissão de Ética Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Vídeo digital, sumarização, Ritmo Visual.
Nilton Hideki Takagi
Doutor em Tecnologia e Sistemas de Informação e Mestre em Estatística para Ciência de Dados pela Universidade do Minho/Portugal, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, Mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista análise de sistemas pela PUC-Campinas e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Com mais de 20 anos de experiência profissional em instituições públicas e privadas, já ocupou cargos de Analista de Sistemas, Gestor de TI, Gestor de desenvolvimento de ERP, Consultor de TI, Gestor de Projetos, Diretor de PMO, entre outros. Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisador no Centro ALGORITMI/Universidade do Minho com relacionados à gestão de projetos, gestão do sucesso, gestão de processos de negócio (BPM), transformação digital e ciência de dados.
Patricia Cristiane de Souza
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (1994), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Possui vasta experiência na elaboração e na gestão de cursos de graduação e de especialização em computação. Foi Coordenadora Operacional do Doutorado Interinstitucional – Dinter EPUSP-UFMT (2008 a 2015), Gerente de Projetos na Secretaria de Articulação e Relações Institucionais (SARI) da UFMT (2012-2016), Diretora de Projetos e Recursos Humanos do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NUTI) do Instituto de Computação (2018-2021) e Gerente de Empreendedorismo, Incubação e Propriedade Intelectual do EIT-UFMT, o que inclui a Gerência da Incubadora Priante e Membro do Comitê de Inovação (Cinova) (2019-2023).Atualmente é professora associada IV do Instituto de Computação (IC) atuando nos cursos de graduação e de mestrado e, é líder do Grupo de Pesquisa LAVI (Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos) na UFMT. É também Membro da Rede Academia do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial). Tem experiência em TI e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: interação humano-computador (IHC), tecnologias educacionais, gestão de projetos e inovação e empreendedorismo.
Raphael de Souza Rosa Gomes
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestrado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutorado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Pesquisa na área de Ciências Ambientais com ênfase em evapotranspiração baseado no balanço de energia utilizando imagens de satélites.
Raul Teruel dos Santos
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, zonas de manejo, mineração de dados, suporte à decisão, hardware e sistemas operacionais.
Ricardo Moreira
Profissional com mais de 20 anos de experiência no setor agrícola, com sólida atuação em controles e processos agrícolas, planejamento estratégico, orçamento e custos. Possui formação em Administração de Empresas, MBA em Agronegócios e Pós-graduação em Agricultura de Precisão. Há 15 anos integra a equipe da AMAGGI-Agro, onde atualmente exerce o cargo de Gerente de Agricultura Digital, liderando iniciativas de inovação tecnológica e transformação digital no campo, com foco em plataformas digitais aplicadas à agricultura.
Roberto Perillo Barbosa da Silva
Graduado em Engenharia Elétrica e em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Sistemas de Energia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (UNICAMP), tendo participado do Acordo de Cotutela com a Universidade do Sul da Dinamarca (SDU). Tem interesse nas áreas de Eficiência Energética, Qualidade, Medição e Tarifação da Energia Elétrica. Trabalhou como Engenheiro da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD/Campinas), atuando como Coordenador de Projetos na área de Gestão de Sustentabilidade (Gestão de Energia, Água e Resíduos), assim como pesquisador em Projetos de PD. Foi Secretário de Infraestrutura (SINFRA) da Universidade Federal de Mato Grosso (2016/2018). Foi Pró-Reitor de Planejamento da UFMT no período de 2020/2024 e atualmente é Diretor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET/UFMT).
Thiago Meirelles Ventura
Formado em Ciência da Computação, com especialização em Gestão de Projetos e Qualidade de Software, e doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é professor associado na UFMT onde ministra disciplinas com foco em Inteligência Artificial. É membro dos grupos de pesquisa CO.BRA e TIDENE, nos quais aplica métodos de Inteligência Artificial. Atua no Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI), onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão para levar o estado da arte da academia para empresas e órgãos públicos. Coordena projetos de extensão e de pesquisa, além de ser autor de dezenas de trabalhos científicos, principalmente na área de Inteligência Artificial.