Primeira Fase da Maratona SBC de Programação

Neste sábado, 02 de setembro, ocorreu a primeira fase da XXVIII edição da Maratona SBC de Programação, um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996. Destinado a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e áreas afins, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outras, a competição tem como objetivo estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a busca por soluções de software inovadoras e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Neste ano de 2023, o Instituto de Computação da UFMT foi o responsável por sediar o evento no estado de Mato Grosso. Sete equipes se formaram para competir nesta edição da Maratona. O evento teve início às 09:00 da manhã com uma cerimônia de abertura conduzida pelo professor Eduardo Theodoro, responsável pela organização do evento e pelo treinamento das equipes ao longo do semestre. Durante sua apresentação, o professor compartilhou a trajetória de sucesso de Mato Grosso ao longo dos anos na competição e explicou o funcionamento do evento. Em seguida, das 10:00 às 11:00, ocorreu o aquecimento, um momento em que as equipes resolveram questões de treinamento para se preparar para a Maratona.

Mais tarde, às 13:00, a competição teve início e se estendeu por cinco horas. Durante a Fase 1, os competidores discutiram e resolveram questões, ganhando balões coloridos sempre que submetiam com sucesso uma resposta, cada cor representando uma questão específica. Ao final da competição, ocorreu a cerimônia de premiação, com o pódio do Instituto de Computação sendo ocupado da seguinte forma:

1º lugar: Time “O Homem Que Sabia Javan^es

Allan Toledo, Roger Contato e Carlos Silva

2º lugar: Time “Em Cuiabá faz 40 graus

Aline Nakazawa, Gabriel Correia e João Vittor Moura

3º lugar: Time “Os três calvoneiros

Gabriel Curvo, Lucas Eduardo e Bruno Belo

A equipe vencedora conseguiu resolver cinco questões! (verifique o ranking Brasil: https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/d/1vfZiOAgXgc4sFbHdMqzU_BK-Ze9mzbOEmreXsMJivfY/htmlview).

O Instituto de Computação agradece aos professores envolvidos, especialmente ao Eduardo Theodoro e ao Thiago Ventura, bem como aos estudantes que contribuíram para a organização deste evento.

Confira mais fotos do evento em nossas redes sociais @icufmt, assista à transmissão ao vivo da primeira fase no canal oficial da Maratona SBC em https://www.youtube.com/live/I1NiurdCdi4?feature=shared.